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Multiplicação de competidores cria desafio extra para bancos digitais

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Executivos do setor estimam que já tenham sido abertas no país pelo menos 50 milhões de contas de pagamentos, oferecidas por mais de 100 entidades que atuam no mercado como ‘quase-bancos’.

O que há em comum entre uma rede varejista, um aplicativo de entrega de comida e um time de futebol? Esses e muitos outros estão oferecendo contas de pagamento e se tornando um desafio extra para os bancos digitais, além da tarefa inicial de enfrentar as grandes instituições financeiras no Brasil.

As contas de pagamentos explodiram no país nos últimos dois anos. Embora não haja estatísticas oficiais, executivos do setor estimam que pelo menos 50 milhões delas já tenham sido abertas, muitas por instituições que têm banco no nome, mas com licença de instituição de pagamentos ou em parceria com eles.

Embora a multiplicação de concorrentes no mercado financeiro esteja contribuindo para a campanha do Banco Central de aumentar a competição e derrubar as tarifas e taxas de juros, banqueiros avaliam que esse movimento deve passar em breve por um ajuste.

“Muita gente está crescendo rápido porque o grande público ainda não entende a diferença entre conta de pagamentos e conta corrente digital”, disse à Reuters João Vitor Menin, presidente do Banco Inter. “O que ajudará a depurar o mercado é a percepção de que tem pacote completo, quem é banco mesmo.”

Como podem ser usadas para receber e transferir recursos para contas correntes e até pagar boletos, as contas de pagamentos atendem o público que demanda menos produtos financeiros. No modelo mais básico, para ter uma basta baixar um aplicativo e apresentar três dados cadastrais, incluindo CPF. Já há mais de 100 entidades no mercado com aval do BC para fazê-lo.

Mas para o diretor de tecnologia e produtos do Banco Original, Raul Moreira, por serem apoiados em gratuidade de tarifas e em recompensas, o chamado “cash back”, vários dos negócios de contas digitais que vêm surgindo deixam dúvidas sobre como se manter grandes, mas também lucrativos.

“Poucos têm uma resposta convincente para a pergunta de como vão rentabilizar o negócio”, diz Moreira.

A rigor, atualmente somente três bancos digitais têm licença completa de banco comercial: o Inter, o Original e o C6. Outras instituições, porém, vêm ampliando a prateleira de serviços, à medida que recebem mais licenças do BC e, na prática, já são percebidas por boa parte dos clientes como bancos.


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